Descrição Picolinato de Cromo

 

O Cromo é encontrado em carnes, queijos, cereais e nos pães (farinha) e traz muitos benefícios para o nosso organismo, atuando principalmente no metabolismo dos músculos e da gordura. Os complementos industrializados vêm na forma de picolinato que é a sua forma quelada, ou seja, uma forma que tem a absorção aumentada para que a maior parte não seja eliminada pelo organismo.

No nosso corpo: o cromo "imita" a insulina que temos circulando no nosso corpo. A insulina regula nosso metabolismo de açúcares (carboidratos), gorduras (lipídeos) e proteínas. Assim, a insulina é capaz de reduzir gordura e formar a massa muscular no nosso organismo. Por isso quando nossa insulina é bem ativa, há um aumento da perda de peso, independente da atividade física. Assim, se o cromo "imita" a insulina, seu consumo, principalmente através de complementos, pode promover a perda de peso, regular o nível de açúcar no sangue e aumentar a massa muscular. O efeito é ainda melhor quando praticamos exercícios físicos regularmente.

 

Qual a diferença entre Cromo Quelato e o Cromo Picolinato?

 

É cientificamente comprovado que o Cromo Quelato não apresenta perda acentuada pela urina, não tem efeitos tóxicos e é absorvido na proporção de 57% pelo organismo.

O cromo é um mineral-traço essencial presente em pequenas proporções em alguns alimentos como carnes, cereais integrais, oleaginosas e leguminosas. Atualmente, esse mineral tem sido utilizado como suplemento alimentar no meio esportivo com a proposta de promover maior ganho de massa muscular e maior perda de gordura corporal. O cromo participa ativamente do metabolismo de carboidratos, principalmente co-atuando com a insulina, melhorando a tolerância à glicose. Contudo, por agir estimulando a sensibilidade à insulina, o cromo pode influenciar também no metabolismo protéico.

O cromo é um mineral essencial ao bom funcionamento do organismo, pois participa ativamente do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Atua na quebra de gordura e promove aumento do estímulo da captação de aminoácidos e, conseqüentemente, aumenta a síntese de proteínas, auxiliando assim na construção da massa muscular.

Sabe-se hoje, que o Picolinato de Cromo controla eficientemente a insulina corporal, que por sua vez controla no organismo tanto a gordura corporal como também a construção de tecido muscular. Com isso pode tanto ganhar em massa muscular como também em definição muscular.

 

O cromo é um mineral absorvido ao nível do jejuno (primeira porção do intestino delgado que segue ao duodeno). Menos de 1% do cromo ingerido é absorvido. Sua absorção é influenciada pela presença de agentes quelantes. Em particular, ela é diminuída na presença de fitatos Existem interações com o zinco e o ferro. O aporte de ferro diminui a absorção do cromo. Parece existir um mecanismo comum de transporte. Após a absorção, o cromo é transportado pela mesma proteína que transporta o ferro: a transferrina.

Vários pesquisadores dosaram o cromo no sangue, nos tecidos e nos cabelos. Tendo-se material adequado, a análise dos oligoelementos no cabelo é interessante e relativamente simples. Esse método se justifica ainda mais no caso do cromo, apresentando diversas vantagens: maior concentração do cromo nos cabelos do que nos tecidos e, pois, melhor correlação. As concentrações nos cabelos não sofrem flutuações rápidas, refletindo, assim, melhor o estado nutricional ao longo do tempo.

 

Descobriu-se que níveis terapêuticos de Cromo auxiliam indivíduos obesos a perderem peso. Sabe-se que o aumento de peso na forma de gordura tende a prejudicar a sensibilidade orgânica à insulina. Em conseqüência disso, indivíduos obesos passam a ter mais dificuldade em perderem o peso adquirido.

 

Picolinato de Cromo acelera a perda de peso em indivíduos adultos, independente da atividade física. Entretanto, exercícios físicos regulares devem acompanhar o tratamento de indivíduos interessados em obter o efeito muscular do Picolinato de Cromo.

Picolinato de cromo também reverte a deposição de colesterol nas artérias e reduz o nível de açúcar sangüíneo em diabéticos. Incrementa a quantidade de "varredores de colesterol" (HDL) circulantes no sangue.

 

O Picolinato de Cromo é capaz de aumentar os níveis sangüíneos do HDL e ajudar a limpar as artérias das placas de colesterol.

Para comprar Picolinato de Cromo ou outros produtos para Emagrecimento, acesse o site da Saúde Já.